Em suma, o RH digital surgiu com a chegada dos avanços tecnológicos no mercado corporativo. O setor passou a contar com inovações, tendo seus processos automatizados e garantindo agilidade e eficiência aos profissionais da área.
Neste contexto, podemos destacar alguns exemplos que vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas:
- Automatização dos processos de recrutamento e seleção;
- Inserção do ponto digital;
- Gestão integrada de benefícios por meio de aplicativos;
- Uso de softwares e sistemas dedicados à rotina e às demandas do RH.
Dessa forma, os gestores e os colaboradores passaram a ter mais tempo em suas rotinas para ter novos focos estratégicos dentro das empresas.O setor de RH tem evoluído muito nas últimas décadas. Ele deixou de ser um setor estritamente operacional para se tornar estratégico, e agora tem se tornado também um RH digital. Essa evolução é acompanhada de novos aprendizados, responsabilidades e desafios.
Qual a importância do RH digital para a organização?
Segundo pesquisa feita em 2020 pela Capterra, 80% das pequenas empresas americanas já utilizam softwares de RH. Isso mostra como a transformação digital já é uma realidade a qual as empresas precisam se adaptar. Veja como o RH digital facilita a demanda da empresa:
- Melhora a rotina de departamento pessoal: Levanta dados e relatórios de assiduidade no software de gestão de RH, sem perder tempo criando planilhas.
- Otimiza a comunicação interna empresarial: Implementação de canais digitais de comunicação, por exemplo, murais de recado online. Isso garante que a mensagem desejada vá do emissor até o receptor de maneira mais eficiente. Outro ganho importante é a implementação de processos internos, principalmente, na adaptação de novos colaboradores.
- Simplifica o monitoramento de resultados: As ferramentas usadas pelo RH digital contam com um maior grau de automação. Isso quer dizer que elas podem monitorar os resultados e dispor dados e relatórios completos com pouca ou nenhuma interferência humana.
- Desenvolve o recrutamento e seleção de talentos: Permite que o recrutamento seja feito por redes sociais e plataformas, a triagem de currículos automatizada por sistemas, a entrevista é online e assim por diante. Do início ao fim do recrutamento e seleção a tecnologia está envolvida.
- Promove a transformação digital na empresa: O RH digital tem grande relevância na evolução da organização. O departamento pode ser o ponto de partida para a transformação digital, permitindo o desenvolvimento de todos os outros setores e colaboradores.
Quais são as ferramentas do RH digital?
Confira abaixo quais são as principais ferramentas do RH digital e como elas podem ser vantajosas para a empresa:
- Admissão e desligamento online;
- Distribuição de Holerites digitais;
- Comunicação interna prática;
- Armazenamento em nuvem.
Mesmo com tanta tecnologia, como posso humanizar o RH?
Em suma, é preciso compreender que quanto mais tempo o profissional de RH tiver para focar nas pessoas e não nos processos, mais essa relação entre colaborador e empresa será estreitada. Além disso, as tecnologias estão aí para potencializar habilidades e otimizar o tempo de produção das pessoas. Assim, é possível começar a ter um trabalho mais estratégico e menos mecânico.
Dessa forma, a humanização do RH é possível, mesmo com toda transformação digital. Ao priorizar o colaborador, o departamento pessoal potencializa todo o capital humano da empresa, aliando tecnologia e alto desempenho. Com a popularização do trabalho híbrido e remoto, foi preciso que as empresas se adaptassem para criar novas dinâmicas de interação entre os colaboradores. É nesse contexto que os treinamentos também acabaram se transformando. Além disso, essa cultura de integração, com processos mais modernos, possibilita que o colaborador se sinta mais acolhido e seguro para iniciar a sua jornada. Isso acaba reduzindo a taxa de turnover da empresa e garantindo uma maior retenção de talentos.
Além disso, você pode incentivar toda a empresa a manter treinamentos continuados, com foco no aprofundamento de habilidades. Isso, além de qualificar ainda mais os times, mostra a preocupação em relação ao desenvolvimento e crescimento do colaborador dentro da empresa. Portanto, é fundamental que você mantenha uma linguagem simples, direta e objetiva na hora de se comunicar com os colaboradores. Não complique instruções, delegue de maneira clara, alinhe as expectativas.
Leia mais: Trabalho temporário conta para aposentadoria do INSS?