Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) mostrou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico, etc.
Em suma, o conceito de Inteligência Artificial (IA) foi criado em 1955 pelo professor americano John McCarthy, da Universidade de Dartmouth. Na época ele selecionou e reuniu um grupo de cientistas para estudar uma forma de “ensinar” as máquinas. A ideia inicial era criar nelas um recurso que lhes desse a possibilidade de aperfeiçoar os aprendizados gradativamente, o que de fato ocorreu anos depois.
Desse modo, a inteligência artificial (IA) tem por conceito ser uma área da ciência da computação cujo principal objetivo é desenvolver máquinas ou softwares que tenham a capacidade de aprendizado, assim como a mente humana. Ou seja, equipamentos que possuem uma tecnologia capaz de identificar padrões, fazer análises e resolver problemas automaticamente.
Inteligência Artificial no RH
Com a ascensão da tecnologia, boa parte das empresas vêm investindo em modelos que automatizam o que for possível nas suas rotinas. Isso porque, assim, é possível diminuir os erros, agilizar os processos e consequentemente elevar a competitividade no mercado.
Nesse sentido, a adoção da inteligência artificial no RH traz uma série de impactos nesse setor e na empresa de uma forma geral. Entre os principais impactos que a inteligência artificial pode ter no RH é possível destacar que ela:
- Automatiza processos operacionais repetitivos;
- Diminui a burocracia e permite que os profissionais foquem em questões estratégicas;
- Facilita as tomadas de decisão na gestão de pessoas, oferecendo informações precisas aos gestores;
- Agiliza os processos de recrutamento e seleção.
Além disso, para as organizações como um todo, a IA cria inúmeras possibilidades sendo que as principais a serem destacadas podem ser: a diminuição das chances de erros nos processos, possibilitando uma análise prévia dos riscos, e a agilidade na execução das tarefas. Sendo assim, os colaboradores podem ter mais feedbacks, baseados nas informações cedidas pela inteligência artificial, podem desenvolver novas habilidades, com treinamentos sugeridos pela IA, e a consequência disso é um crescimento profissional mais rápido e efetivo.
Aplicações da inteligência artificial no RH
Redução de custo: Processos tidos como repetitivos passaram a ser automatizados, como a seleção de currículos, diminuindo o tempo e consequentemente eliminando gastos desnecessários. Além disso, com uma escolha de candidato assertiva, mediante um auxílio da inteligência artificial no RH, diminuem-se as chances desse colaborador sair da empresa posteriormente, evitando gastos com verbas rescisórias e novos processos seletivos.
Operação mais eficiente: Os gestores podem tomar decisões baseadas em informações de qualidade, tornando as tarefas mais eficientes e assertivas.
Agilidade em processos: Por meio da inteligência artificial no RH os processos se tornam mais ágeis. Um bom exemplo dessas facilidades criadas pela inteligência artificial está nos processos de recrutamento e seleção. A empresa pode dispensar o tempo de avaliação e seleção de milhares de currículos, já que o sistema faz uma análise prévia, com cruzamento de dados entre informações e palavras-chaves.
Aumento de produtividade: Os profissionais dessa área poderão abrir mão de várias tarefas burocráticas e operacionais e focam em questões mais estratégicas.
Em quais áreas do RH pode se encontrar a inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) no dia a dia do RH pode impactar positivamente inúmeros processos da empresa. Fazendo com que muitos dos profissionais responsáveis por eles deixem de assumir questões apenas burocráticas e atuem em pontos estratégicos da empresa. Confira onde ela atua:
- Recrutamento e seleção;
- Controle de jornada;
- Treinamento e desenvolvimento;
- Gestão de pessoas.
Portanto, é importante ressaltar que a inteligência artificial no RH deve servir como um suporte ao trabalho humano e não como um fator que elimina esse lado. Afinal, ela pode otimizar os processos, mas a humanização ainda é de responsabilidade das pessoas.
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